Glossário

ASG (ESG)

A sigla ASG se refere ao conjunto de aspectos ambientais, sociais e de governança que são analisados por investidores, fundos e gestores de capital quando alocam seus investimentos. Esses critérios são incluídos além da análise tradicional de retorno econômico. Muita vezes é utilizada a sigla em inglês ESG (environment, social e governance).

Assimetria de informação

Assimetria da informação é uma falha de mercado que ocorre quando os participantes de um mercado possuem níveis diferentes de informação sobre determinado produto. Isso pode resultar em prejuízo para a parte que detém menos informação.

Um exemplo de assimetria de informação é uma empresa anunciar um produto como sustentável sem que os consumidores tenham possibilidade de confirmar essa afirmação.

Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o_assim%C3%A9trica

Berço ao Berço (Cradle to Cradle)

O conceito de Berço-ao-berço (Cradle-to-cradle ou C2C) é o desenho de cadeias de valor circulares, nas quais os rejeitos pós-consumo sejam utilizados novamente como matéria prima, ao invés de serem descartados em aterros sanitários. O conceito se opõe aos ciclos lineares, ou “do berço ao túmulo”.

Barreira a entrada

Fatores que dificultam ou impedem a entrada de ofertantes em um mercado. As barreiras à entrada mais comuns incluem necessidade de grande investimento inicial, licenças regulatórias para operar ou necessidade de cadeia de valor estruturada.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_%C3%A0_entrada

Bem estar

Em economia, bem estar é a condição de vida de determinado indivíduo ou grupo de pessoas. Diz-se que o bem estar das pessoas é maior quanto melhores suas condições materiais, físicas, mentais e sociais.

Diversas áreas da economia estudam como os arranjos produtivos e os mercados afetam o bem estar, ou as condições de vida, dos envolvidos, geralmente utilizando a unidade abstrata de utilidade.

Bioprodutividade (Biocapacidade)

Bioprodutividade ou biocapacidade é a medida da capacidade que determinada área possui para gerar recursos naturais, utilizando-se principalmente da energia do sol. Geralmente é utilizada no contexto de países ou do Planeta Terra, para indicar quanto aquela área é capaz de produzir de matéria prima e receber de rejeitos em um período de um ano, ou seja, qual o “orçamento” ambiental anual.

A bioprodutividade de uma área é tão maior quanto mais ela transformar a energia solar em trabalho útil no período de um ano, seja crescendo plantas, alimentando animais ou absorvendo rejeitos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biocapacidade

Capital Natural

Capital Natural é a soma de todos os bens naturais que contribuem com a humanidade, gerando bem estar para indivíduos ou grupos de indivíduos. Exemplos de capital natural incluem, dentre muitos outros, as florestas, que absorvem carbono e regulam o ciclo hidrológico e os estoques de peixes, que se reproduzem e podem ser consumidos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_natural

Ciclo Biológico

Na estruturação da economia circular, chama-se Ciclo Biológico o conjunto de processos naturais pelos quais a matéria orgânica circula dentro da biosfera, incluindo o ciclo da água, do carbono, do oxigênio, do fósforo e do nitrogênio.

Neste contexto de economia circular, as análises dos ciclos biológicos incluem a retirada de matérias primas de origem renovável, seu uso e destinação pós-consumo, com o foco para o reúso e o reaproveitamento químico ou energético, garantindo a renovação dos recursos naturais.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_biogeoqu%C3%ADmico

Ciclo Técnico

Na estruturação da economia circular, chama-se Ciclo Técnico o conjunto de processos que incluem o uso de materiais não renováveis, como os metais, o petróleo e seus derivados.

Neste contexto de economia circular, as análises dos ciclos técnicos incluem seu processo de obtenção do ambiente, seu uso e os processos para que esses materiais não-renováveis retornem ao ciclo produtivo, priorizando sempre que possível as formas que requerem menos transformações: reparo, reúso, renovação e reciclagem.

Curva de Kuznetz Ambiental

A Curva de Kuznets Ambiental é uma postulação teórica de que a degradação ambiental causada por uma sociedade seria crescente no início do processo de desenvolvimento, atingiria um pico e seria reduzida conforme as sociedades se desenvolvem, em um formado semelhante ao de uma letra U invertida.

Custo de Capital

O Custo de Capital é o retorno esperado de uma empresa pelos agentes que injetam recursos nesta empresa. Ele é composto pelo custo da dívida, ou seja, o quando agentes financeiros cobram para emprestar dinheiro para a empresa, e pelo custo de capital próprio, ou seja, qual o retorno esperado pelos investidores que tem participação societária na empresa.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_do_capital

Custo de Transação

Os custos de transação são todos os custos associados a uma negociação além dos custos do bem ou serviço que está sendo negociado. São custos de transação, por exemplo, o custo de elaborar e fiscalizar o cumprimento de contratos, custo de obter as informações necessárias para a compra, entre outros.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_de_transa%C3%A7%C3%A3o

Doença Holandesa

Chama-se Doença Holandesa a aparente desindustrialização e estagnação econômica de um país que resulta da alta dependência da exportação de bens primários. É comumente associada à descoberta de reservas minerais, de combustíveis fósseis ou de commodities agrícolas.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_holandesa

Downcycling

Downcycling é a transformação dos resíduos pós-consumo em matéria prima de qualidade inferior àquela que foi originalmente utilizada para fazer aquele bem de consumo. Isso significa que aquele material não pode assumir a mesma função no ciclo econômico indefinidamente, logo, o downcycling não elimina a pressão por novos recursos naturais, sendo menos desejável do que a reciclagem de um material em uma matéria prima da mesma qualidade da que foi usada em sua produção.

Economia Circular

A Economia Circular é a organização da forma de produção e consumo que permite reaproveitar da melhor forma possível a matéria e a energia utilizadas, evitando ou eliminando o descarte de materiais e priorizando o reúso e reciclagem, em ciclos contínuos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_circular

Efeito Dotação

Em economia, o efeito dotação ocorre quando um agente valoriza mais a redução de bem-estar ao perder um ativo do que o ganho de bem-estar equivalente ao adquirir esse ativo. A consequência do efeito dotação é que algumas vezes os agentes acabam se recusando a negociar determinado ativo, mesmo que lhes seja oferecido mais do que pagariam por ele.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_dota%C3%A7%C3%A3o

Efeito Holdout

O Efeito Holdout ocorre em negociações com diversas partes envolvidas, quando uma das partes sozinha tem o poder de barrar uma negociação entre todos e supervalorizar sua posição. Um exemplo desse efeito seria um grupo de dez sócios em uma empresa, dos quais nove acertaram um preço de venda de suas quotas para um investidor que deseja adquirir apenas a empresa por inteiro. O último sócio pode pedir um valor maior do que os demais, pois sem ele o negócio não se concretiza.

Excedente do Consumidor

Em uma análise de bem-estar, chama-se Excedente do Consumidor o valor acima do preço de equilíbrio, mas abaixo da curva de demanda. Esse excedente representa o valor capturado por consumidores, que estariam dispostos a pagar um preço superior ao preço de equilíbrio, mas conseguem adquirir um bem ou serviço neste preço.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Excedente_econ%C3%B4mico

Excedente do Produtor

Em uma análise de bem-estar, chama-se Excedente do Produtor o valor abaixo do preço de equilíbrio, mas acima da curva de oferta. Esse excedente representa o valor capturado por produtores, que estariam dispostos a ofertar um bem ou serviço por um preço inferior ao preço de equilíbrio, mas conseguem vender um bem ou serviço neste preço.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Excedente_econ%C3%B4mico

Excluibilidade

Excluibilidade é o grau no qual é possível limitar um bem ou serviço àquelas pessoas que pagam por esse bem ou serviço, ou seja, o quão fácil é impedir alguém que não pagou pelo bem de usufruir dele. Exemplos de bens com alta excluibilidade são bens de consumo, como sacos de arroz ou automóveis, e serviços como cabelereiros ou cinemas.

Externalidade

Em economia, Externalidade é o efeito que uma transação de mercado incorre em alguém que não faz parte daquela transação. Podem ser externalidades negativas se reduzirem o bem-estar dos indivíduos afetados, como a poluição nas cidades inalada mesmo por aqueles que não dirigem carros, ou externalidades positivas, se aumentaram o bem-estar de outros indivíduos, como quando uma pessoa é inoculada com uma vacina e deixa de contaminar aqueles em seu entorno.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Externalidades

Filtro Negativo (Negative Screening)

Na gestão de investimentos, o Filtro Negativo é a estratégia pela qual determinados setores ou práticas empresariais são excluídos sumariamente, sem considerações sobre demais práticas da empresa investida. Exemplos incluem fundos que não investem em empresas de determinados setores, como armas, tabaco, álcool ou combustíveis fósseis, que operam em determinados países, como ocorreu no boicote a empresas que atuavam na África do Sul durante o apartheid, ou que adotam determinadas práticas, como não publicar balanço de emissões de gases de efeito estufa.

Fluxo Circular da Renda

Em macroeconomia, o Fluxo Circular da Renda é o modelo que apresenta a economia como um conjunto de fluxos de dinheiro, bens e serviços, entre os diversos atores econômicos. É comum dividir as economias em cinco setores: famílias, empresas, setor financeiro, governo e setor externo.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_circular_de_renda

Greenwashing

Greenwashing é a prática de assumir um posicionamento benéfico ao meio ambiente ou sustentável, seja de uma empresa ou de uma linha de produtos, sem que esse posicionamento reflita em práticas que realmente estejam alinhadas com as necessidades de um desenvolvimento sustentável.

A prática geralmente ocorre para buscar vantagens na construção de marcas e venda de produtos, sem incorrer nos investimentos ou custos necessários para ofertar um produto que detenha as características anunciadas.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Greenwashing

Grilagem

No Brasil, o termo Grilagem é usado em linguagem popular para se referir à atividade de falsificar títulos de propriedade ou histórico de posse mansa e se apropriar indevidamente de terras. A prática está geralmente ligada ao roubo de terras públicas e terras devolutas.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grilagem_de_terras

Incentivo Pigouviano

O Incentivo Pigouviano é aquele dado a uma atividade que produza externalidades positivas, de forma a aumentar sua oferta e garantir um preço de equilíbrio que maximize o bem-estar gerado naquele mercado.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_pigouviano

Informação Imperfeita

Nos mercados, diz-se que existe Informação Imperfeita toda vez que um ou mais agentes não possuem todas as informações que seriam necessárias para avaliar um bem ou serviço. A consequência da existência de informações imperfeitas é o erro na avaliação do valor de determinados bens ou serviços pelos mercados.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o_assim%C3%A9trica

Justiça Geracional

A Justiça Geracional é o conceito de que as decisões de um grupo de pessoas não deveriam afetar negativamente as gerações futuras. Questionamentos sobre justiça ou injustiça geracional ocorrem ao estudar o endividamento público, que beneficia o consumo presente às custas de pagamentos futuros, e questões ambientais, como o desenvolvimento às custas da dilapidação do capital natural.

Lock-in

Em economia diz-se que ocorre o lock-in, ou aprisionamento tecnológico, quando um agente fica dependente de um único fornecedor por uma decisão de investimento em determinada tecnologia dominada por esse fornecedor. Exemplos clássicos de lock-in incluem os consoles de videogame (quem tem um Playstation não pode comprar um jogo que não seja autorizado pela Sony) e as impressoras (cada marca tem seu cartucho próprio).

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprisionamento_tecnol%C3%B3gico

Negócios Sociais

Os Negócios Sociais são todas as atividades empreendedoras que têm a intenção clara de endereçar um problema social ou ambiental por meio de sua atividade-fim. Podem ser estruturadas na forma de organizações com ou sem fins lucrativos, distribuindo ou não os lucros resultantes desta atividade-fim.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neg%C3%B3cio_social

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs / SDGs)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais, divididas em 169 alvos, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Objetivos_de_Desenvolvimento_Sustent%C3%A1vel

Oferta e Demanda

Em economia, Lei da Oferta e da Demanda é um modelo de determinação de preços num mercado competitivo. Em uma situação de concorrência perfeita, os agentes econômicos tomam decisões que variam o preço até que este seja tal que a quantidade procurada seja igual à quantidade oferecida, resultando daí um equilíbrio econômico em que não há incentivos para a alteração de quantidades ou preços.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura

Organização Industrial

A Organização Industrial é o ramo da economia que estuda como as interações entre as diversas empresas, seus modelos de atuação e as características dos mercados nos quais atuam afeta o comportamento competitivo.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_industrial

Ótimo de Pareto (Alocação Eficiente)

Ótimo de Pareto é um estado de alocação de recursos em que é impossível redistribuir esses recursos de tal forma que a situação de qualquer participante seja melhorada sem piorar a situação individual de pelo menos um outro participante daquele mercado.

Em uma situação de mercados perfeitos, o preço de equilíbrio resultante das interações voluntárias entre ofertantes e demandantes garante uma alocação eficiente dos recursos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efici%C3%AAncia_de_Pareto

Pagamento por Serviços Ambientais

Pagamento por Serviços Ambientais é a prática de remunerar as contribuições para o bem-estar humano que resultam das atividades de conservação dos ativos ambientais, chamadas serviços ecossistêmicos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7os_ambientais#Pagamentos_por_servi%C3%A7os_ambientais

Pegada Ecológica

Pegada ecológica é o impacto que as atividades humanas geram nos sistemas naturais. Pode-se falar especificamente na demanda por determinado recurso, como a pegada hídrica ou a pegada energética, na emissão de determinado poluente, como a pegada de carbono ou a geração de efluentes, ou medir amplamente todos os impactos ambientais de determinado produto, pessoa ou sociedade, calculando amplamente sua pegada ecológica.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pegada_ecol%C3%B3gica

Preço de Equilíbrio

O mercado de um bem ou serviço encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas chama-se preço de equilíbrio; a quantidade de equilíbrio é aquela que iguala procura e oferta.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_de_mercado

Princípio do Poluidor-Pagador

O Princípio do poluidor pagador é o conceito que imputa a cada agente que gera impacto ambientai negativo a responsabilidade em arcar com os custos resultantes deste impacto negativo.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_do_poluidor_pagador

Problema do Carona

Em economia, dizemos que existe o Problema do Carona toda vez em que uma parcela da sociedade se beneficia da oferta de um bem ou serviço pela qual não pagou. Isso ocorre por exemplo se um grupo faz um mutirão para limpar a praça do bairro, beneficiando mesmo aqueles que não participaram da limpeza.

Risco Moral

Em economia, Risco Moral é a possibilidade de um agente econômico mudar seu comportamento de acordo com os diferentes contextos nos quais ocorrem as transações econômicas.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Risco_moral

Rivalidade

Em Economia, rivalidade é a situação em que o consumo de um bem por uma pessoa reduz a quantidade disponível desse bem para o restante da sociedade. Exemplos de bens com alta rivalidade são bens de consumo, como uma barra de chocolate, enquanto bens de baixa rivalidade são bens como segurança nacional ou conhecimento.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rivalidade_(economia)

Serviços Ecossitêmicos

Os serviços ecossistêmicos são o conjunto das contribuições que os ecossistemas naturais fornecem e que geram aumento no bem-estar dos seres humanos. Exemplos de serviços ecossistêmicos são a recarga de mananciais por áreas ou captura de carbono por florestas.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7os_ambientais

Sistema de Comércio de Emissões

Um Sistema de Comércio de Emissões é um arranjo regulatório e de mercado que permite que diferentes atores negociem permissões de emissão de gases de efeito estufa.

Sustentabilidade

Sustentabilidade é a característica de qualquer atividade ou organização que tenha práticas que garantam a continuidade de sua atuação e sua perenidade. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

É comum analisar a sustentabilidade de determinadas atividades ou organizações por meio de três lentes, ambiental, social e econômica, o chamado Tripé da Sustentabilidade.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Taxa Pigouviana

Uma Taxa Pigouviano é aquela que pode incidir sobre uma atividade que produza externalidades negativas, de forma a reduzir sua oferta e garantir um preço de equilíbrio que maximize o bem-estar gerado naquele mercado.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_pigouviano

Teorema de Coase

O Teorema de Coase é a conclusão do artigo “O Problema do Custo Social”, e seu enunciado diz que em um mercado com direitos de propriedade bem definidos e sem custos de transação, os agentes econômicos são capazes de atingir soluções eficientes por meio de trocas voluntárias, independente da alocação dos direitos de propriedade.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Coase

Teoria da Primazia do Acionista

Visão de que o único dever fiduciário dos administradores de uma empresa é, dentro da legislação vigente, garantir o maior retorno financeiro possível para seus acionistas.

Teoria das Partes Interessadas (Stakeholders)

Visão de que o objetivo dos administradores de uma empresa é gerar o maior valor para o conjunto das partes interessadas (stakeholders) com os quais a empresa se relaciona.

Terras Devolutas

Na legislação brasileira, são áreas sem titulação de propriedade e uso definido.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terras_devolutas

Títulos de Impacto Socioambiental

Títulos de Impacto Social, Títulos de Impacto Ambiental ou Green Bonds são instrumentos de dívida utilizados para captar recursos atrelados a projetos com objetivos de impacto social e/ou ambiental positivo. Os emissores esperam que essas características socioambientais reduzam seu custo de capital, seja por uma menor percepção de risco dos investidores ou por uma maior demanda por esse tipo de ativo.

Tragédia dos Comuns

A Tragédia dos Comuns é uma situação em que indivíduos agindo de forma independente e racionalmente de acordo com seus próprios interesses comportam-se em contrariedade aos melhores interesses de um grupo do qual faz parte, esgotando algum recurso comum. A hipótese levantada pela tragédia dos comuns é de que o livre acesso e a demanda irrestrita de um recurso finito terminam por condenar estruturalmente o recurso por conta de sua superexploração.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_dos_comuns

Sustentabilidade

Sustentabilidade é a característica de qualquer atividade ou organização que tenha práticas que garantam a continuidade de sua atuação e sua perenidade. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

É comum analisar a sustentabilidade de determinadas atividades ou organizações por meio de três lentes, ambiental, social e econômica, o chamado Tripé da Sustentabilidade.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Tripé da Sustentabilidade

O Tripé da Sustentabilidade é um modelo teórico para avaliar quão sustentável é determinada ação ou organização, dividindo a análise em três eixos igualmente importantes: aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trip%C3%A9_da_sustentabilidade

Utilidade

Em economia, Utilidade é o nível de bem-estar, ou de satisfação, que um agente econômico aufere ao participar de uma troca em um mercado. O conceito é utilizado para comparar diferentes arranjos de mercado e a situação de diferentes agentes.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Utilidade_(economia)

Vantagem Competitiva

Uma vantagem competitiva é uma característica de uma empresa, país ou organização que coloca essa empresa ou organização em uma posição superior na concorrência com outras do mesmo mercado.

Lei mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vantagem_competitiva

Venture Philantropy

Venture Philantropy é uma modalidade de investimento de impacto que usa conceitos e técnicas dos investimentos de risco e os aplica a atividades filantrópicas com finalidades sociais e/ou ambientais.